Professor Gilmar apresenta à Ministra Marina Silva proposta de combate à desertificação em Petrolina e região

O Mandato Coletivo acompanhou a agenda da Ministra nesta segunda-feira, 10, no cineteatro da Univasf/Petrolina

Prof. Gilmar entrega ofício à Ministra Marina Silva

O vereador Professor Gilmar Santos-PT participou do lançamento da campanha “Terra, Floresta, Água – Movimento Nacional de Enfrentamento à Desertificação e à Seca” em Petrolina (PE), nesta segunda-feira (10), em Petrolina-Pe. O parlamentar foi o único representante da Câmara Municipal a participar do evento que contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) Marina Silva.

A atividade é parte da Missão Climática pela Caatinga, que reuniu organizações sociais, representantes da sociedade civil, pesquisadores, comunidades tradicionais, gestores públicos federais e locais, além da participação do secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, Ibrahim Thiaw, no enfrentamento aos efeitos da mudança climática na Caatinga presente em 12% do território do país.


Na ocasião, o vereador Gilmar Santos entregou à Ministra, em nome do Mandato Coletivo, um ofício que propõe ao Ministério a criação de um programa permanente que articule educação e meio ambiente, a fim de desenvolver ações de formação, incentivo à pesquisa, visitações a áreas degradadas, no enfrentamento à desertificação em Petrolina e região, envolvendo professores e estudantes da rede pública e privada de nível fundamental e médio, institutos federais e universidades. 

Em Petrolina, o MMA anunciou a seleção de 12 projetos prioritários para a criação de unidades de conservação federais no bioma Caatinga, a serem implantadas até 2026, que resultarão no aumento de mais de um milhão de hectares das áreas protegidas. “Os estudos da ciência estão nos mostrando que já temos uma ampliação das áreas que eram semiáridas e que estão ficando áridas. Isso é mudança do clima. Se a gente ‘descaatinga’ a Caatinga, a gente agrava o problema”, alertou a ministra Marina.


“Essa iniciativa do Ministério do Meio Ambiente é de fundamental importância para o enfrentamento dos graves problemas e imensos desafios que afetam a região do semiárido nordestino, principalmente no que tange à desertificação no contexto do bioma caatinga. É uma demonstração da responsabilidade e compromisso do governo do presidente Lula diante dos impactos e dilemas impostos pelas mudanças climáticas e, principalmente, pelas intervenções humanas, operadas dentro desse modelo capitalista selvagem e criminoso. Esse evento é uma convocação para que governos, cientistas, ambientalistas e sociedade de maneira geral cuidem mais, protejam mais a natureza e construam suas ações de forma responsável e sustentável. Nesse sentido a Ministra Marina Silva e todas as pessoas envolvidas, estão de parabéns”, destacou Prof. Gilmar.

Por Victória Santana (ACS/Mandato Coletivo).