A campanha faz alusão ao 21 de março, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e tem como objetivo a realização de ações educativas e culturais direcionadas para a prevenção e enfrentamento ao extermínio da juventude negra de Petrolina-PE.
Com o tema “Vidas Negras Importam: Parem de nos Matar!”, será lançada amanhã (13), na Escola Estadual de Ensino Médio (EREM) Antonio Padilha, no Bairro José e Maria, a segunda edição da Campanha Antirracista do Mandato Coletivo do Vereador Professor Gilmar Santos (PT). A ação é itinerante e percorrerá até o dia 30 deste mês, aproximadamente 10 escolas da rede estadual de ensino.
No evento de abertura desta sexta-feira (13), que terá início às 8h40, será realizada uma roda de conversa com Maércio José, músico e pedagogo, Robisnayara Barbosa, cientista social, e o Professor Gilmar Santos. Entre as atrações culturais, estão o Poeta Nascimento e o grupo de break, Time Force Crew. A atividade é gratuita e aberta a todos os estudantes do EREM Antonio Padilha.
Uma das ações está voltada para o incentivo a leitura e a escrita a partir da doação de livros. Exemplares de “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro, feminista, pesquisadora e mestra em Filosofia Política. No livro, a autora trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos.
As escolas que receberem os livros cumprirão a tarefa de incentivar os alunos e alunas a produzirem uma redação a partir das suas vivências diárias e das reflexões obtidas após a leitura.
Ao final da campanha, todas as redações serão avaliadas por um grupo de profissionais (entre professores/as e pesquisadores/as) da área. Os melhores textos serão premiados e seus autores/as homenageados/as em uma sessão especial, a ser realizada posteriormente na Câmara Municipal de Petrolina.
Além da distribuição de livros, a campanha contará ainda com aulas públicas, rodas de conversas, ações culturais como música, teatro, poesia, dança e exibições audiovisuais. Panfletagens e colagens de cartazes, também serão realizadas. Pelas redes sociais do Vereador Gilmar Santos, é possível acompanhar o andamento das atividades, desde vídeos educativos, posts, vídeos ao vivo e coberturas jornalísticas.
Por que uma Campanha Antirracista em Petrolina?
No município, a grande concentração urbana, aliada ao modelo de desenvolvimento excludente, ao domínio político autoritário e a ausência ou frágeis políticas públicas de enfrentamento às desigualdades sociais, têm aprofundado as mais diversas violências, tendo as periferias urbanas enquanto cenário mais comum e a população negra a mais afetada, especialmente quando tratada em abordagens policiais.
O momento político que o país enfrenta, marcado principalmente por uma série de ações desastrosas do Governo Federal e que só contribuem para o aumento do número de vítimas do preconceito e da discriminação, é outro fator preocupante que precisa ser combatido com ações práticas e construídas diretamente com a população mais afetada.
Nos últimos meses, Petrolina foi palco de diversos casos que escancaram a gravidade do racismo institucional. Estes casos, associados aos dados do Atlas da Violência de 2019, além da negligência de políticas públicas para enfrentamento do racismo, motivaram a equipe do Mandato Coletivo a realizar a segunda edição da campanha.
Ações previstas
- Aulas e rodas de conversas sobre o tema nas escolas públicas estaduais e municipais;
- Apresentações culturais (música, teatro, poesia, dança, audiovisual);
- Doação do livro “Pequeno Manual Antirracista”, da filósofa Djamila Ribeiro, com propostas de incentivo a leitura e produção de textos;
- Panfletagem e colagem de cartazes nas escolas;
- Postagens de Cards, banners, vídeos, entrevistas, nas redes sociais;
- Divulgação e entrevistas nos mais variados meios de comunicação (blogs, rádios, tv).
Programação
13/03 – 8:40h
EREM Antônio Padilha – Lançamento da Campanha
Roda de Conversa | Mediação: Prof. Gilmar Santos, Maércio José (pedagogo e músico) e Robisnayara Barbosa (cientista social);
Apresentação Cultural | Poeta Nascimento; Grupo de break, Time Force Crew – Pátio da escola
Entrega do livro | ‘Pequeno Manual Antirracista” Djamila Ribeiro.