Saúde: Vereador Gilmar Santos questiona Acordos de cooperação feitos pela Prefeitura de Petrolina

“Queremos saber quanto essas clínicas e hospitais devem ao município de Petrolina e de que forma, esse valor devido, está sendo revertido em prestação de serviços”, indagou o parlamentar

Através de um requerimento (nº 648/2021), aprovado na sessão plenária desta terça-feira (23), o Vereador Gilmar Santos voltou a questionar a Secretaria Municipal de Saúde (SeSau) e Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento (SeFaz) sobre os Acordos de Cooperação Técnica firmados entre o município e prestadores de serviços médicos hospitalares.

“Queremos saber quanto essas clínicas e hospitais devem ao município de Petrolina e de que forma, esse valor devido, está sendo revertido em prestação de serviços, e quais são esses serviços efetivamente”, pontuou o Vereador ao defender a aprovação do requerimento.

No requerimento, Gilmar Santos questionou sobre o total de atendimentos realizados, entre 2017 e 2021, através de Acordos de Cooperação Técnica, os serviços clínicos e hospitalares previstos nestes acordos e a lista de hospitais que estão vinculados com a Secretaria Municipal de Saúde através desses instrumentos. Além disso, o parlamentar também solicitou informações sobre o valor total abatido das dívidas das clínicas que firmaram acordos com o município nos últimos quatro anos.

Essa não é a primeira vez que a SeSau recebe uma solicitação sobre o assunto, e o vereador fez questão de enfatizar. “Nós já fizemos esta solicitação diversas vezes à Secretária de Saúde, Magnildes Albuquerque. Ela se comprometeu em nos fornecer estas informações, mas até o momento esses dados não foram apresentados”, afirmou Gilmar Santos (confira no vídeo).