A UBS funciona de maneira precária em um pequeno imóvel residencial, problema que por si só já compromete a qualidade do atendimento, principalmente diante do cenário da pandemia da Covid-19. Essa transferência pode garantir as condições mínimas todos
De autoria do Vereador Gilmar Santos (PT), o requerimento nº 112/2021, apresentado e aprovado pelos vereadores de Petrolina-PE nesta terça-feira (30), sugere a transferência da Unidade Básica de Saúde do Bairro Fernando Idalino para o prédio onde funcionava o antigo CMEI Joana Lima. Atualmente os atendimentos da UBS são realizados em uma casa alugada pela gestão municipal.
Direcionado às secretarias de Fazenda e Planejamento (SEMFAZ) e da Saúde (SeSau), o documento solicita informações sobre o abandono do prédio onde funcionava o CMEI Joana Lima, que há anos está com as obras paradas e sem utilização.
Segundo Gilmar Santos, “a comunidade conta com uma UBS, funcionando de maneira precária. O imóvel residencial é muito pequeno, problema que por si só já compromete a qualidade do atendimento, principalmente em um momento como o que atravessamos, que coloca em risco de contaminação os usuários e funcionários. Essa transferência pode garantir as condições mínimas todos.
Por outro lado, a comunidade também vem denunciando o fato de que o prédio onde funcionou o CMEI Joana Lima se encontra há anos sem uso. Os moradores já denunciaram e cobraram por várias vezes que a gestão municipal desse uma utilização para o prédio e há um tempo já colocaram em diversas oportunidades o pleito de utilização do prédio abandonado para a instalação da UBS do bairro.
No mesmo sentido, Gilmar Santos questiona a SEMFAZ e a SeSau se já foi realizado algum estudo sobre a viabilidade da transferência da UBS para um local mais amplo, a exemplo do antigo CMEI Joana Lima.
Caso a gestão municipal já tenha realizado estudos sobre a viabilidade da mudança, o parlamentar solicita que a transferência seja realizada, a fim de melhorar o atendimento à população do bairro.