Dia Municipal do Livro é comemorado com Biblioteca Municipal fechada há quase três anos

“A gestão atual, que sancionou a lei e comemora a data, não teve a competência de concluir a reforma da Biblioteca Municipal, iniciada na gestão anterior”, criticou Gilmar Santos (PT)

Foto: Camila Rodrigues

Nesta quinta-feira, 05 de setembro, é comemorado o Dia Municipal do Livro, Leitura e da Literatura, em Petrolina, data em que se celebra o nascimento do escritor petrolinense Antônio de Santana Padilha. Durante a sessão plenária de hoje o vereador e professor Gilmar Santos (PT), ressaltou a importância da data para o fortalecimento da educação e da cultura e cobrou, mais uma vez, a entrega da Biblioteca Municipal, que está em reforma desde 2016, durante a gestão anterior, do prefeito Júlio Lóssio.

“Diante da comemoração do Dia Municipal do Livro, eu tenho a infelicidade de dizer que a gestão atual, que sancionou a lei e comemora a data, não teve a competência de concluir a reforma da Biblioteca Municipal, iniciada na gestão anterior. Petrolina está há quase três anos sem a biblioteca municipal. Diversos estudantes, professores, pesquisadores procuram esse equipamento público e são frustrados, são negligenciados pela falta de responsabilidade, compromisso e competência da gestão com os bens culturais”, disse Gilmar.

Na oportunidade, o parlamentar também lembrou que em 2017, 2018 e neste ano encaminhou requerimentos e ofícios solicitando explicações à gestão municipal sobre a reforma do equipamento e, lamentavelmente, as promessas de entrega do espaço para o público não foram cumpridas.

Além disso, Gilmar chamou atenção do vereador Osório Siqueira, autor da LEI 2.948/2017, e lembrou que o conteúdo do projeto foi construído com a participação de professores e estudantes do colegiado de letras da Universidade de Pernambuco (UPE), e que mais do que fazer a LEI, é necessário exigir que ela seja cumprida. “Eu espero que essa Casa faça valer as leis, que todos os vereadores passem a cobrar para que sejam cumpridas, e que a Biblioteca Municipal não seja motivo de vergonha dessa Casa, muito menos da gestão municipal que faz propaganda sobre esse dia”, pontuou