Os novos investimentos do Governo Lula, voltados à agricultura familiar, incentivam o desenvolvimento regional e o combate à fome
O Vereador Professor Gilmar Santos-PT participou nesta quarta-feira (05), ao lado da Deputada Estadual de Pernambuco Rosa Amorim-PT, do lançamento do Plano Safra, voltado ao financiamento da agricultura e da pecuária. Os recursos nacionais no valor de R$ 364,22 bilhões vão apoiar a produção agropecuária local de médios e grandes produtores rurais até junho de 2024.
O Plano Safra 2023/24 prevê estimular a geração de renda, melhorar a produtividade dos estabelecimentos rurais, promover a produção de alimentos saudáveis, aumentar a renda dos produtores e reduzir a pobreza e o êxodo rural. O investimento ainda incentiva a produção ambientalmente sustentável com a redução das taxas de juros e premiação para produtores que adotam práticas de sustentabilidade, como a produção orgânica ou agroecológica, bioinsumos e outros.
Durante o evento de lançamento, na Câmara Municipal de Petrolina, o professor Gilmar enfatizou a importância da retomada de investimentos na agricultura familiar e parabenizou a iniciativa do Governo Federal. Lembrou também que mais de 80% dos alimentos que chegam nas mesas do povo brasileiro vêm da agricultura familiar.
“O Plano Safra é retomar também o compromisso com a democracia no enfrentamento às desigualdades e no enfrentamento à fome. Quanto maior o investimento, maior a possibilidade de desenvolvimento na nossa região e nós queremos e desenvolvimento para todos, e assim como o Governo do Presidente Lula, queremos um desenvolvimento com igualdade de oportunidades”, ressaltou.
O vereador destacou ainda que Petrolina possui 232 mil pessoas com renda entre 180 reais e meio salário mínimo, e que os investimentos na agricultura devem contribuir para o enfrentamento dessas desigualdades.
Por Victória Santana (ACS/Mandato Coletivo)