Vereador Gilmar Santos solicita inclusão de cota para pessoas negras em processo seletivo da prefeitura de Petrolina

No documento, o parlamentar solicitou que a SEDUC retifique o edital nº 01/2021 e faça um aditivo no texto, garantindo 30% das vagas para pessoas negras, como rege o Estatuto da Igualdade Racial

Processo Seletivo SEDUC/Petrolina. Foto: Internet

Lançado pela Prefeitura de Petrolina na última semana, o Edital nº 01/2021, que visa a contratação de profissionais temporários para a rede municipal de educação, foi publicado sem levar em consideração o Estatuto da Igualdade Racial, que prevê o percentual mínimo de 30% de vagas para pessoas negras.

A omissão da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEDUC) gerou incômodo e diversas reclamações. Diante da situação, o Vereador Gilmar Santos (PT), enviou nesta terça-feira (06), um ofício (nº 028 /21) para o representante da pasta retifique o edital.

No documento, o parlamentar solicita que o secretário Plínio Amorim faça um aditivo no texto antes do período de inscrições, que começam no próximo domingo (11) e seguem até o dia 29 deste mês.

A solicitação foi embasada no artigo nº 40 do Estatuto da Igualdade racial e de Combate da Intolerância Religiosa (Lei nº 3.330/2020), que obriga o município Petrolina a promover “a implementação de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade no acesso da população negra ao trabalho, à qualificação profissional, ao empreendedorismo, ao emprego, à renda e ao desenvolvimento econômico, especialmente para as mulheres negras, inclusive no acesso a cargos na Administração Pública Direta e Indireta, com o percentual mínimo de 30%”.

O Estatuto da Igualdade racial e de Combate da Intolerância Religiosa, de autoria do Vereador Gilmar Santos, foi apresentado à Câmara Municipal em 2019 e aprovado pela Câmara em setembro de 2020. Porém o Projeto de Lei não foi sancionado pelo gestor municipal e retornou à Casa Plínio Amorim, quando foi promulgado.