Vereador Gilmar Santos (PT) anuncia pré-candidatura para renovação do Mandato Coletivo em Petrolina

O anúncio aconteceu em reunião com mais de 100 parceiros e parceiras, por meio virtual. Entre as lideranças presentes estavam o presidente Municipal do PT, Robson Nascimento, o pré-candidato a prefeito de Petrolina, Odacy Amorim e a deputada estadual do PT, Dulcicleide Amorim

Após três anos exercendo um mandato em defesa da população de Petrolina, especialmente aquela em situação de vulnerabilidade social, o vereador em exercício, Prof. Gilmar Santos (PT), anunciou neste domingo (23) a sua pré-candidatura para pleitear seu segundo mandato na Câmara Municipal de Petrolina junto ao Mandato Coletivo.

O anúncio aconteceu em reunião com mais de 100 parceiros e parceiras, por meio virtual. Entre as lideranças presentes estavam o presidente Municipal do PT, Robson Nascimento, o pré-candidato a prefeito de Petrolina, Odacy Amorim e a deputada estadual do PT, Dulcicleide Amorim.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) há mais de 20 anos e Líder do PT na Câmara, Gilmar tem exercido um papel extremamente importante na Casa Legislativa Plínio Amorim. Desde o início do mandato, o parlamentar tem dialogado e construído com movimentos sociais, coletivos, associações de moradores, e os mais diversos seguimentos organizados, propostas e projetos para melhorar as condições de vida da população de Petrolina. Em 2019 Gilmar foi eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Câmara Municipal.

Em divergência com o projeto de destruição e retirada de direitos que vem sendo colocado em prática pelo governo Bolsonaro, o parlamentar vem atuando de maneira crítica e combativa contra todos os ataques que a população vem sofrendo.

Nestes 04 anos, o Mandato Coletivo representado por Gilmar apresentou mais de 370 indicações, mais de 160 requerimentos e emendas de mais de 4 milhões, voltadas para políticas de Habitação, Pavimentação, Cultura, Esportes, Saneamento e Direitos Humanos. Realizou audiências públicas que trataram de temas diversos: Agricultura Familiar, Revitalização do Rio São Francisco, Direitos Humanos, Educação, Cultura, Correios, População em situação de rua.

Foram mais de 20 projetos de lei e decretos legislativos, entre aprovados e em tramitação, que tratam sobre direitos do seguimento de cultura, da saúde, educação, população negra, população LGBTs e direitos humanos. Além de campanhas educativas e aulas públicas importantes desenvolvidas em escolas públicas e comunidades.

“Foi um encontro extremamente importante para a escuta e o diálogo com companheiros e companheiras que vêm construindo o nosso mandato ao longo desses quase quatro anos. Ouvimos pessoas extraordinárias, com posições bastante valiosas sobre como construir uma cidade com mais justiça social, com mais oportunidades para todos e todas. São pessoas que reconhecem o esforço e o diferencial do nosso mandato para Petrolina, e expressaram compromisso em continuar fortalecendo o nosso projeto. Para nós ser coletivo é chegar junto. Foi o que aconteceu e espero que continue acontecendo ao longo da pré-campanha e da campanha oficial”, afirmou o parlamentar.

Foto: Ascom

Quem é Gilmar Santos?

Educador, licenciado em História (UPE). Tem uma história de serviços prestados à rede de educação pública e privada em Petrolina e Juazeiro, nas disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Artes. Foi feirante por mais de 20 anos. Iniciou sua militância político-social junto a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da Igreja Católica e Movimento Estudantil (secundarista e universitário). Foi professor substituto no Departamento de História (UPE), com incentivo à luta dos estudantes pela gratuidade e qualidade da universidade pública. Palestrante e colaborador de movimentos em favor da cultura de matriz africana e contra as desigualdades raciais. Colabora com instituições que procuram fortalecer projetos de educação e cultura junto a jovens da periferia. Colabora com meios de comunicação voltados para o fortalecimento de movimentos sociais e direitos humanos. Produtor de projetos voltados para o estímulo de debates de interesse público e do pensamento crítico. Há 20 anos é militante do Partido dos Trabalhadores em Petrolina.

ASCOM Mandato Coletivo