As transmissões ao vivo estão sendo feitas pelo perfil Oficial do grupo, no Facebook; a primeira reunião foi na terça (12) e contou com todos os parlamentares que compõem a bancada;
Agendada para esta quinta (14), a Bancada de Oposição de Petrolina se reúne pela segunda vez a partir das 9 da manhã. A transmissão é feita pela Página Oficial da Bancada de Oposição. O grupo tem a expectativa de dar continuidade às reuniões até que as atividades legislativas sejam restabelecidas.
Diante de quase dois meses de suspensão das atividades da Câmara Municipal de Petrolina-PE, os vereadores decidiram adotar o sistema de videoconferência para retomarem discussões pertinentes para a cidade.
Durante as reuniões, os parlamentares debatem assuntos relevantes que podem nortear a população e a gestão municipal no enfrentamento à crise sanitária e social causada pelo Novo Coronaírus (COVID-19).
As tentativas para a retomada das sessões
Recentemente, no dia 4 de maio, os cinco parlamentares da oposição e 4 da situação enviaram uma solicitação à Mesa Diretora, sugerindo a retomada das sessões por meio de videoconferência, durante o período de isolamento social. Outro ofício, encaminhado pelo Vereador Professor Gilmar (PT), no dia 28 de abril, também sugeriu a sessões de forma virtual.
Apesar da circular divulgada hoje (13), pela presidência da Casa Plínio Amorim, onde pede a participação dos 23 vereadores para a apreciação de dois projetos do executivo, os ofícios do Vereador Gilmar e da Bancada ainda aguardam um parecer da Mesa Diretora.
“O cenário pelo qual passa o país obriga que todas e todos que desempenham funções públicas, utilizem suas atividades da forma mais eficiente possível, no intuito de garantir o bem-estar da população”, destacou Gilmar Santos, em um trecho do documento.
Formada pelos vereadores Professor Gilmar Santos (PT), Cristina Costa (PT), Elismar Gonçalves (PODEMOS), Gabriel Menezes (PSL) e Paulo Valgueiro (PSD), a Bancada de Oposição solicitou à presidência da Câmara a adoção de uma medida que já vem sendo praticada por Casas Legislativas de outros municípios de Pernambuco, como na Câmara de Cabo de Santo Agostinho-PE e do Recife, além de Juazeiro-BA, município vizinho.
Nestes casos, o uso dessas ferramentas tecnológicas têm possibilitado a apreciação e votação de projetos, indicações, requerimentos e medidas de enfrentamento à crise da COVID-19.
Os parlamentares compreendem e entendem a necessidade de obedecer às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de distanciamento social para evitar a propagação do Novo Coronavírus, mas apostam na tecnologia como um caminho para dar continuidade ao trabalho do legislativo, de forma a não adiar ainda mais as discussões de pautas importantes para o município.
As sessões ordinárias foram suspensas no dia 16 de março, por meio da Portaria nº 1.600/2020, com sucessivas prorrogações, levando em consideração os Decretos Estaduais e Municipais que estabeleceram medidas temporárias para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).