“Tomamos conhecimento de que diversos profissionais de saúde estão sendo afastados por suspeita ou confirmação de contaminação por covid-19. Solicitamos essas informações e esperamos que elas se tornem públicas para que a nossa população saiba exatamente o que está acontecendo no município”
Buscando compreender como tem funcionado as ações da Secretaria de Saúde de Petrolina-PE, no enfrentamento à pandemia da Covid-19, neste sábado (25), o Vereador Professor Gilmar Santos (PT) solicitou informações da pasta através de ofício. No documento, o parlamentar pede, entre outras coisas, que seja apresentado o plano de contingência da secretaria, com todas as ações detalhadas.
Na noite da sexta-feira (24), a Prefeitura Municipal confirmou mais dois casos positivos da Covid-19. Com esta atualização, subiu para 27 o número de casos confirmados. São mais duas pessoas que testaram positivo para a doença na cidade nas últimas 24 horas.
Diante do aumento do número de casos e do estágio de transmissão comunitária, levando em consideração as modalidades de testagem que estão sendo realizadas, o vereador solicita do município, informações detalhadas sobre os critérios utilizados para a testagem de pacientes considerados suspeitos, e que apresente qual a fundamentação para estes critérios. E destaca ainda que os dados devem compreender todo o período de isolamento social.
“Tomamos conhecimento de que diversos profissionais de saúde estão sendo afastados por suspeita ou confirmação de contaminação por covid-19. Solicitamos essas informações e esperamos que elas se tornem públicas para que a nossa população saiba exatamente o que está acontecendo no município”, afirma Gilmar Santos.
Preocupado com o contingente de profissionais de saúde atuando no enfrentamento à crise, o parlamentar solicitou a lista de funcionários contratados em atuação, com detalhes sobre as jornadas de trabalho, locais, condições de atuação e propostas de remuneração. Além disso, pediu que o município divulgue se há, e quais o número, de profissionais de saúde afastados do trabalho por confirmação ou suspeita de Covid-19.
Outro ponto do documento pede o detalhamento financeiro com indicação de fontes orçamentárias, ou seja, lista de insumos, equipamentos, instalações e locações, concernente ao enfrentamento da pandemia.
O parlamentar relembra que dos 62 enfermeiros e enfermeiras aprovados em concurso público no início de 2019, somente 10 foram convocados até essa data, segundo informações da própria SeSau. “Para nós é um absurdo. Agora, mais do que nunca, esses profissionais precisam está atuando na rede municipal de saúde”, defende Gilmar.