“Sem esses conselhos não há debate sobre política para proteção de direitos da juventude, assim como geração de oportunidades”
Durante a sessão plenária desta quinta-feira (09), o vereador professor Gilmar Santos (PT), cobrou do executivo a reestruturação dos Conselhos de Juventude, Educação e Cultura. Segundo ele, as cobranças vêm acontecendo há mais de um ano.
O Conselho da Juventude está há mais de dois anos sem funcionar, assim como o conselho da educação, e sem esses conselhos não há debate sobre política para proteção de direitos da juventude, assim como geração de oportunidades.
De acordo com o parlamentar, o governo municipal e a câmara não fazem esforços para mudar essa realidade e que essa negligência é corresponsável por tantas violências que acontecem no município, a exemplo do assassinato dos irmãos Gustavo e Manuel.
“Nós estamos desde o ano passado exigindo a reestruturação do Conselho de Educação, que não funciona em Petrolina. Eu quero saber quando é que essa câmara vai colocar o projeto aqui pra ser votado. Se o prefeito e os vereadores quiserem, colocam em pauta e votam! Com o conselho da juventude se discute políticas para a juventude, esporte, cultura… Para evitar que os jovens sejam seduzidos pela violência. Conselho de Cultura não existe, política de esporte também não.
O edil que vem ressaltando a importância das políticas públicas, principalmente nas periferias da cidade, bem como exigindo a efetividade das mesmas, afirmou que “sem essas ações o município estaria sendo cúmplice da violência por negligência”.