“O nosso Mandato Coletivo vai estar sempre comprometido e a serviço dos direitos do povo de Petrolina, especialmente da população mais pobre das nossas periferias”
Aconteceu na última terça-feira (05), na Câmara Municipal de Vereadores, em Petrolina (PE), a primeira Sessão Plenária do ano de 2019, que é a instância municipal de discussão e deliberação do Poder Legislativo sobre a elaboração e manutenção de leis, fiscalização das ações da Prefeitura etc.
Durante essas sessões cada vereador deve apresentar à mesa e ao público seus pedidos e requerimentos da semana a fim de trazer melhorias para toda a comunidade. É nesse espaço que os vereadores, enquanto representantes do povo, podem expor suas opiniões e posições sobre determinado assunto.
Nessa sessão, o Mandato Coletivo – vereador Professor Gilmar Santos (PT) apresentou à comunidade presente a indicação de número 032/2019, que solicita a tomada de providências necessárias para a recuperação asfáltica, através da Operação Tapa Buraco, da estrada da Banana, a fim de evitar acidentes que tragam danos materiais e humanos para a população. De acordo com ele, as reclamações veem acontecendo há mais de um mês.
Na oportunidade, foi feito também o requerimento nº 009/19, que solicita informações sobre o cronograma de atendimento, através da Unidade Móvel de Saúde, nas ocupações Vila da Fé, Santa Terezinha e Vila da Paz.
Em um segundo momento, Gilmar questionou a legitimidade e os métodos do atual Governo Federal e as recorrentes ofensas feitas ao Partido dos Trabalhadores. “Muita gente acusou o PT dizendo que tinha que tirar o PT para acabar com a corrupção, para acabar a vagabundagem, para superar a violência, pra superar a criminalidade (…) Acusaram Dilma, acusaram Lula dizendo que fariam melhor, mas até agora nenhum sinal de melhora (…) Nós temos um governo que está mais movido pelo ódio, mais movido pela própria promoção da violência do que propriamente pela defesa da democracia, do nosso povo”, disse.
O vereador repreendeu também o fato de alguns representantes públicos tratarem os flanelinhas e as pessoas em situação e rua como criminosos, “na sua maioria, não são vagabundos, não são bandidos, não são ladrões. São seres humanos esperando um governo que gere oportunidades, e não que os tornem responsável pela violência”. Afirmou.
Em entrevista com a equipe, Gilmar disse que tem como uma de suas expectativas para esse ano, reafirmar o compromisso de estar defendendo o direito de cada cidadão do município; ressaltando a importância da participação da comunidade nessa luta através da apresentação de suas demandas, reivindicações e necessidades, e do compromisso do seu mandato com o interesse público. “O nosso Mandato Coletivo vai estar sempre comprometido e a serviço dos direitos do povo de Petrolina, especialmente da população mais pobre das nossas periferias”, conclui.
As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores acontecem às terças e quintas, a partir das 9h. São espaços democráticos, onde a população pode participar diretamente ou através dos seus representantes. Somente com a participação efetiva da sociedade civil na vigilância pela garantia dos seus direitos teremos uma atuação de melhor qualidade por parte dos vereadores. Participe!