“Esperamos que Petrolina evolua cada vez mais, no sentido da busca pela igualdade e valorização nas lutas feministas”, disse o vereador Gilmar Santos
Com objetivo de homenagear e destacar a importância feminina na construção da sociedade petrolinense, a Câmara Municipal de Petrolina realizou uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (07). A sessão homenageou 37 mulheres com a Comenda de Honra ao Mérito, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem do vereador Gilmar Santos-PT mostrou seu comprometimento com a diversidade e o papel que ela desempenha na defesa dos direitos das mulheres.
Entre as mulheres homenageadas pelo professor Gilmar está Vaníria Brandão, Ya Niraodô, ialorixá do Ilê Oya Oka Sultão das Matas. O Ilê Oya Oka Sultão das Matas é uma casa de umbanda e candomblé localizada em Petrolina, bairro C1 – Burrinho, no Projeto Nilo Coelho, que segue o caminho do axé mantendo as duas pertenças ancestrais, que acompanha a família da mãe de santo.
A pedagoga Ana Vera Rodrigues de Araújo, “mãelitante” pela causa LGBT+, integrante da Coordenação Estadual de Pernambuco da Associação Mães da Resistência que compõe hoje o Conselho Nacional dos Direitos das pessoas LGBTQIA+ e voluntária na Casa Cores, também foi homenageada.
Na ocasião, as homenageadas do parlamentar receberam, além do certificado de Comenda de Honra ao Mérito ao Dia Internacional da Mulher, a escultura Zaia, carranca de peito que espanta o machismo e a misoginia com o poder da representatividade feminina, da artista Carina Lacerda.
O vereador Gilmar Santos reforça a importância que as mulheres têm, em especial as que lutam em favor da diversidade, da democracia, dos direitos humanos, da igualdade e da liberdade religiosa.
“Devemos renovar a nossa determinação na luta pelos direitos das mulheres não apenas no mês de março, mas durante todo o ano, assim como reconhecer a necessidade de lutarmos por um mundo onde tenham mais oportunidades e possam ocupar mais espaços. Esperamos que Petrolina evolua cada vez mais, no sentido da busca pela igualdade e valorização nas lutas feministas”, disse o vereador Gilmar Santos, disse.
A sessão completa, com as homenagens, pode ser conferida na íntegra pelo canal do YouTube da Câmara.
Por Victória Santana (ACS/Mandato Coletivo)