Em reunião com a SeFaz de Petrolina, Mandato Coletivo e Frente Negra cobram efetivação do Estatuto da Igualdade Racial

Vamos continuar dialogando e exigindo que os direitos previstos no Estatuto saiam do papel e que o racismo seja cotidianamente superado no nosso município”, disse Gilmar

Reunião com SeFaz para discutir implementação

O Mandato Coletivo, representado pelo Vereador Gilmar Santos-PT, juntamente com integrantes da Frente Negra do Velho Chico, em reunião com a Secretária de Planejamento e Fazenda de Petrolina (Sefaz), Lucivane Lima, na última sexta-feira (26), apresentaram diversas demandas previstas no Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, Lei n° 3.330/2020, que ainda não foram implementadas pelo município.

Na oportunidade, Gilmar Santos lembrou sobre a importância da gestão, no processo de planejamento das políticas públicas, observar melhor os dados da área social no tocante à população negra; garantir o financiamento dessas ações, com criação do fundo municipal; aperfeiçoar a Lei, com criação de uma secretaria e do conselho municipais, bem como, a garantia das ações afirmativas, a exemplo: 30% de vagas para estagiários negros; 30% de vagas para concursos; 50% de pessoas negras em peças publicitárias.

“Foi uma conversa bastante proveitosa, pedagógica e esperançosa. Queremos agradecer a atenção e acolhida da secretária diante dessas demandas. Vamos continuar dialogando e exigindo que os direitos previstos no Estatuto saiam do papel e que o racismo seja cotidianamente superado no nosso município”, disse Gilmar.

https://www.instagram.com/p/CWwRpYOJaQ7/