Com “Cuscuz Coletivo”, café da manhã e grande ato, a atividade será realizada na Praça da Juventude, Bairro João de Deus
Vida em Primeiro Lugar! Esse é o lema do 27º Grito dos Excluídos, que será marcado por atos e manifestações descentralizadas em todo o país. Em Petrolina-PE, a mobilização está sendo organizada por um grupo de mais de 20 organizações e acontecerá a partir das 6h da manhã, na Praça da Juventude, Bairro João de Deus.
Realizado desde 1995 no dia 7 de setembro, o Grito dos Excluídos deste ano, mais uma vez, se soma à campanha “Fora Bolsonaro”.
Com “Cuscuz Coletivo” no café da manhã e, em seguida, grande ato, esta será mais uma mobilização contra as políticas do Governo Federal, por maior participação popular, trabalho e renda, mais saúde, educação, comida e moradia.
Por se tratar de uma atividade solidária, a comissão organizadora pede que cada participante leve um quilo de alimento não perecível que, posteriormente, será distribuído para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do movimento Mãos Solidárias de Petrolina. Também serão realizados encontros de reflexões com famílias que lutam pelo direito à moradia em diversas ocupações do município.
Os organizadores lembram que o Brasil já tem quase 600 mil mortos pela Covid-19 e pela falta de políticas governamentais que garantam vacinação para todos os brasileiros. Confira a convocatória:
“A pandemia que estamos enfrentando, desde o início do ano passado, escancarou e aprofundou as desigualdades sociais sustentada na injustiça econômica e num regime político feito para atender os interesses das pessoas mais ricas.
O desmonte dos direitos sociais e ambientais avança aceleradamente em um Congresso Nacional tomado pelo fisiologismo e corrupção, atingindo diretamente a vida cotidiana da classe trabalhadora e das populações resistentes: indígenas, quilombolas, pescadores e demais.
Atônita, nossa sociedade se vê vitimada pela proliferação de notícias falsas nas redes sociais e na grande mídia, nas quais vemos autoridades públicas disseminarem ódio, negacionismo, racismo, homofobia, xenofobia, e uma cultura de desprezo pelos mais caros valores democráticos.
Em nosso tempo, a vida está, como nunca antes, verdadeiramente em risco. Seja em sua manifestação em cada um/uma de nós, seja em nossas sociedades, seja nas demais criaturas que fazem parte do nosso Planeta.
Enquanto aumenta o poder financeiro e os lucros dos bancos fazendo surgir novos milionários no país, aprofundam-se as desigualdades, aumentando o número de pessoas desempregadas, a fome, a miséria e a consequente insegurança alimentar.
Por isso, convocamos todas as pessoas que não aceitam essa situação e desejam se unir a outras que têm se organizado para lutar em favor de uma nova realidade para participarem de nossas atividades do Grito das/dos Excluídas/os 2021 em Petrolina/PE.”
Programação
Sábado | 04/09-8h – Panfletagem/Convocatória ao Grito na Feira da Cohab Massangano;
Domingo | 05/09-8h – Panfletagem/Convocatória ao Grito na Feira do João de Deus;
Segunda-feira | 06/09-7h – Pré-Grito na Praça do Bambuzinho;
Terça-feira | 07/09-6h – Grito dos Excluídos na Praça da Juventude a partir das 06h).
Organizações que constroem a mobilização
- ASCQUIMI – Articulação Municipal dos Quilombolas de Mirandiba-PE
- Associação Raízes
- CEB – Centro de Estudos Bíblicos
- Coordenação Regional de Articulação das Comunidades Quilombolas do Sertão do São Francisco
- DCE-Univasf
- Deputada Dulcicleide Amorim-PT
- Frente Brasil Popular – Petrolina-PE
- Mandato Coletivo/Vereador Gilmar Santos-PT
- Mãos Solidárias Petrolina-PE
- Missão Anglicana São Francisco / Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
- Movimento Fé e Vida
- MST – Movimento dos Trabalhadores sem Terra
- MTC – Movimento de Trabalhadores Cristãos
- Odacy Amorim-PT
- ONG Cores – Movimento de Defesa da Cidadania e do Orgulho LGBT+
- PC do B – Partido Comunista do Brasil de Petrolina
- PT – Partido das/os Trabalhadores em Petrolina
- Recanto Madre Paulina
- Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares
- SINASEFE IF Sertão-PE
- SindUnivasf
- SINERGIA-BA – Sindicato dos Eletricitários da Bahia
- SINTEPE – Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Pernambuco
- UESP – União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina
- UJC – União da Juventude Comunista
- UJR – União da Juventude Rebelião
- UP – Partido Unidade Popular
#ForaBolsonaro! #VacinaNoBraço! #ComidaNoPrato! #RendaMínima!