Recebemos diversas reclamações sobre o funcionamento destes cemitérios e, em visita aos locais, constatamos uma situação crítica e de total irresponsabilidade da gestão municipal”, afirmou Gilmar Santos
Em um requerimento (nº 231/2021) apresentado e aprovado na Casa Plínio Amorim, na manhã desta terça-feira (20), o Vereador Gilmar Santos-PT solicitou mais atenção para os cemitérios de Petrolina-PE. O pedido surgiu após denúncias de abandono e falta de espaço para novas sepulturas. Aprovada por 15 votos, a matéria agora segue para a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade.
Ao defender a aprovação do requerimento, Gilmar Santos-PT relatou detalhes sobre a situação dos cemitérios Campo das Flores, Campo da Paz e Campo da Esperança. “Recebemos diversas reclamações sobre o funcionamento destes cemitérios e, em visita aos locais, constatamos uma situação crítica e de total irresponsabilidade da gestão municipal”, afirmou o vereador (confira no vídeo):
De acordo com informações coletadas pela equipe do Mandato Coletivo, e confirmadas por servidores públicos que atuam no setor funerário, um dos problemas mais críticos é a falta de espaço para novas sepulturas. Além disso, o baixo quantitativo de funcionários, atrelado às condições de trabalho e a ausência de uma gerência local, têm contribuído para uma situação cada vez mais crítica.
Diante da possibilidade de uma crise no sistema funerário, o Vereador Gilmar Santos chamou atenção do Secretário Fred Machado para a necessidade de novas obras de ampliação para estes cemitérios.
Gilmar Santos ainda relembrou de um vídeo que circulou nas redes sociais, onde uma jovem relata ter tido dificuldades para sepultar um ente querido no cemitério Campo da Paz, no Bairro João de Deus. Segundo ela, não havia no local nenhum servidor que pudesse realizar o sepultamento de seu pai. “Essa jovem entrou em desespero, o que representa uma total irresponsabilidade desta gestão. Esta situação acontecendo numa pandemia é ainda mais grave. Milhares de vidas já foram perdidas”, completou Gilmar (confira no vídeo abaixo).