Vereador professor Gilmar Santos (PT) presta moção de pesar pelo assassinato dos irmãos Gustavo Vitor Souza dos Santos (13 anos) e Manuel Carlos Souza dos Santos (11 anos)

“Espero que a gente realmente se solidarize com essa família, não de forma assistencialista como muitos políticos fazem para tirar proveito da dor dessas pessoas, mas através de políticas públicas exigindo direitos”

Foto: Camila Rodrigues

O vereador professor Gilmar Santos (PT) apresentou na sessão plenária de hoje (02), um requerimento oral que solicita moção de pesar pelo assassinato dos irmãos Gustavo Vitor Souza dos Santos (13 anos) e Manuel Carlos Souza dos Santos (11 anos), que foram brutalmente assassinados.

O corpo de Gustavo, filho mais velho de Francineide dos Santos Souza, trabalhadora rural, foi encontrado na sexta-feira (29), no bairro Portal da Cidade com marcas de tortura e quatro tiros na cabeça. O corpo de Manuel, de 11 anos, foi encontrado nesta segunda-feira (01), no Núcleo 9 do Projeto Senador Nilo Coelho, na Zona Rural de Petrolina.

Segundo Gilmar, mais que exigir resolução para o crime é necessário que os vereadores da Casa, como representantes do povo, também proponham medidas de prevenção que atuem efetivamente no combate à violência. “Muito mais que isso é de extrema importância exigirmos que políticas públicas protejam as nossas crianças e adolescentes para que não sejam seduzidas pela criminalidade, para que não sejam executadas por essa cultura de violência, para que não sejam excluídos das oportunidades, para que as mães e os pais que tem que trabalhar não entrem em desespero porque não sabem como estão os seus filhos (…) Essa mãe gostaria muito que políticas de esporte, de cultura, de profissionalização protegessem seus filhos mas lamentavelmente o que nós temos é a negligência” disse.

Na manhã desta segunda (01), Gilmar Santos e Paulo Valgueiro (MDB) (presidente e relator, respectivamente) da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Petrolina estiveram no Bairro Cacheado, na residência da família dos menores para manifestar condolências e oferecer assistência necessária. Até então os familiares ainda não haviam recebido notícias de Manuel.

“Espero que a gente realmente se solidarize com essa família não de forma assistencialista como muitos políticos fazem para tirar proveito da dor dessas pessoas, mas através de políticas públicas exigindo direitos” Concluiu Gilmar.

Durante a sessão, o requerimento foi subscrito pelos parlamentares Cristina Costa (PT), Rodrigo Araújo (PSC) e Paulo Valgueiro (MDB) e aprovado por unanimidade na Casa.

 

**************

As motivações do crime ainda são desconhecidas, e a Polícia Civil vem dando continuidade as investigações, que estão sendo feita em sigilo.