“Nós agora somos reféns de nós mesmos”, diz Ministro do TCU, após duras críticas ao presidente Bolsonaro e ao MEC.

“Falar de FUNDEB, aqui?!! Não tem ministro da educação!”

José Múcio Monteiro – Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)

Durante palestra proferida no Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco, ocorrido entre os dias 28 a 31 de março, o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro, ao seu governo, e à sociedade que o elegeu: “não disse o que faria pela educação, pela saúde, pela infraestrutura, pela segurança, apenas que ia armar todo mundo, e a sociedade brasileira, sem ouvir nenhuma proposta, sem nenhum processo, o elegeu. Nós agora somos reféns de nós mesmos. Precisamos é ter a coragem de assumir isso”, criticou o ministro.

Ao se referir à gestão dos recursos da educação, o Ministro ironizou:. “Falar de FUNDEB aqui?!! Não tem ministro da educação! A quem eu dou o recado de vocês se não tem ministro da educação?”

Monteiro chamou atenção também sobre o peso da máquina pública, por ser cara, devido ao mau uso dos recursos e as desigualdades sociais. “Nós não estamos sabendo gerir o que é nosso”. Ao se referir à Brasília como exemplo das desigualdades, alfinetou: “Brasília é uma bolha, uma ilusão. O lado sul tem o IDH da Noruega, já Planaltina [norte], tem IDH de Ibirajuba [PE]. Que país é esse?!!!”, questionou o ministro.