Porto Alegre amanhece em marcha por Lula e pela democracia

Mal havia amanhecido nesta segunda-feira (22) quando milhares de camponeses e militantes de movimentos sociais começaram a se concentrar às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre (RS). Vindos de diferentes partes do Brasil, eles estavam reunidos para dar início ao primeiro ato de uma intensa semana de mobilizações em defesa da democracia e do ex-presidente Lula, que vai a julgamento na próxima quarta-feira (24) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Ao longo de um trajeto de mais de 7 quilômetros, os militantes da Via Campesina e assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), além de ativistas sociais, políticos e outros representantes da sociedade civil, denunciaram as arbitrariedades no processo contra o ex-presidente e prestaram sua solidariedade ao petista. Pelas ruas, transeuntes e comerciantes prestavam apoio aos manifestantes.

A marcha terminou no Acampamento pela Democracia do MST, no Anfiteatro Pôr do Sol, onde os militantes permanecerão para a semana de atividades e para o julgamento de Lula na quarta-feira.

Por Ivan Longo, com fotos de Edgar Bueno.

http://www.revistaforum.com.br