Atendendo a uma demanda dos movimentos populares, o vereador Gilmar Santos apresentou à Câmara de Vereadores de Petrolina, no ultimo dia 20 deste mês, requerimento solicitando uma Audiência Pública para debater políticas públicas para a revitalização do Rio São Francisco. O requerimento foi aprovado na Casa Plínio Amorim por unanimidade, onde na ocasião também foi ouvido o ativista Ênio Costa, que compõe o coletivo Amigos da Ilha. Antes, uma mesma audiência já havia sido aprovada pela Câmara de Vereadores de Juazeiro e ao ter conhecimento de que o mesmo tema já era motivo de mobilização da cidade vizinha, Gilmar Santos articulou para que as câmaras pudessem se unir no debate comum à população dos dois municípios, sugerindo a Ilha do Fogo como cenário, já que é espaço representativo para cidadãos/ãs das duas cidades ribeirinha. “A ilha[do Fogo] é local de encontro entre essas duas cidades irmãs e deve ser valorizada enquanto espaço de lazer, cultura, educação e de debates sobre políticas de revitalização do nosso Rio. Pensar a vida do Velho Chico é levar em conta, também, esses espaços públicos que se relacionam diretamente com ele, daí o nosso convite aos vereadores das duas casas legislativas, e às autoridades e movimentos sociais que sinalizam compromisso com essa causa”, afirmou Santos.
A preservação do Rio São Francisco tem sido matéria de grande preocupação da sociedade, sobretudo nos últimos tempos, em que seu assoreamento tem saltado aos olhos de todos que vivem às margens do Velho Chico. Porém, a crítica situação atual é uma tragédia anunciada há muito tempo e tem se intensificado pela pouca efetivação de políticas públicas de revitalização das águas. Para ampliar o debate, a união dos agentes políticos das duas cidades e dos dois estados banhados pelo rio vem contribuir para o aprofundamento das discussões sobre as principais propostas vigentes e as contradições das políticas públicas que até o momento se mostraram muito vulneráveis aos lobbys de interesses empresariais, sendo imprescindível a escuta e participação populares nas decisões políticas acerca do tema para se adotar uma nova postura diante do problema ambiental.
A reunião entre os parlamentares das duas câmaras municipais ocorreu na sala do presidente da Câmara de Petrolina, vereador Osório Siqueira (PSB), que se encontrava na reunião, e contou, também, com a presença dos vereadores de Petrolina, Rodrigo Araujo (PSC), Paulo Valgueiro (PMDB), Rui Vanderlei (PSC), Gaturiano Cigano (PRP), e de Juazeiro: Alex Tanuri (PSL), presidente da Câmara, Gleidson Medrado (PSD), Agnaldo Meira (PC do B) e Hélio Coelho (PCdoB).
Além da audiência pública o mandato do vereador Gilmar Santos tem apoiado as atividades de ocupação da Ilha do fogo por partes de educadores, estudantes e artistas, que vai ocorrer nesse final de semana (30/09 e 01/10). Um movimento promovido por organizações populares das duas cidades.