Organizações de pessoas com deficiências ocupam Câmara Municipal para tratar de passe livre

Nesta terça-feira, 27, as organizações de pessoas com deficiências de Petrolina ocuparam a Câmara Municipal para, mais uma vez, colocar em pauta as dificuldades do acesso às políticas públicas em nosso município, especialmente no que se refere aos transportes coletivos. O vereador Gilmar Santos, PT, fez requerimento verbal à mesa diretora solicitando o uso da tribuna para essas organizações.

No início do mês de abril as pessoas com deficiência se reuniram na Câmara Municipal e na oportunidade foi criada uma comissão com representantes parlamentares e sociedade civil, onde o vereador Gilmar Santos fez parte, com objetivo de promover o diálogo com o executivo para tratar do passe livre para pessoas com deficiências, pois as organizações desse seguimento já haviam tentado uma agenda com o prefeito municipal, mas não obtiveram êxito, a exemplo do Grupo Raros que tentou agendar por sete vezes.

No dia 30 de maio essa comissão foi recebida pelo Procurador-Geral da Prefeitura, Diniz Eduardo; Luis Carlos, Secretário Executivo da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA)  e Talita Andrade, Secretária Executiva de Acessibilidade, onde o executivo se comprometeu em resolver a questão nos próximos 15 dias a partir da data em que ocorreu a referida reunião. O não cumprimento dessa promessa foi o motivo da mobilização dessas organizações na sessão desta terça-feira.

Maria Elena, Presidente da Associação de Pessoas com Deficiência do Vale do São Francisco, nos disse das dificuldades enfrentadas por esse seguimento da população, especialmente no que se refere ao transporte coletivo. “A gente está passando por essa dificuldade com transporte. Crianças que estão perdendo aulas, que caminham longas distâncias, às vezes de bicicleta”. Além disso, ela também lembrou que os veículos da cidade não contam com as adequações necessárias para garantir a acessibilidades dos passageiros com deficiências, também os pontos de ônibus são igualmente desprovidos dessas adequações.

Segundo o vereador Gilmar Santos: “A luta das pessoas com deficiência por passe livre no transporte coletivo de Petrolina tem todo o nosso apoio, primeiro porque não se concebe um município tão rico negar um direito fundamental e ao mesmo tempo tão básico para cidadãos e cidadãs, crianças e jovens, no geral de baixa renda, que já sofrem com as dificuldades da própria deficiência, e ainda ter que enfrentar o alto preço de passagens de ônibus com um serviço de péssima condição de acessibilidade. Nos reunimos no dia 30 de maio com representantes da prefeitura, de associações de pessoas com deficiência e vereadores, exigimos uma resposta da gestão para a resolução do problema em 15 dias. Já se passou quase um mês e não se tem resposta efetiva. Essas pessoas já se cansaram de tanto esperar, daí a importância de estarem aqui na Câmara, reivindicando, lutando para fazerem valer os seus direitos, por isso contam com todo o nosso apoio” .