Representantes de profissionais da enfermagem usam tribuna da Câmara para reivindicar melhores salários e condições de trabalho

As profissionais falaram sobre o PL 2.564/2020, em tramitação no Senado Federal, que prevê um piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras da rede pública e privada

Representantes de profissionais da enfermagem. Foto: Angela Santana

A tribuna da Câmara Municipal de Petrolina foi usada, na manhã desta terça-feira (10), pela enfermeira Daniella Alencar, representante do SEEPE-Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco, e Rosângela Galvão do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem.

As profissionais falaram sobre o PL 2.564/2020, em tramitação no Senado Federal, que prevê um piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras da rede pública e privada. A expectativa da categoria é que a matéria seja votada nesta quarta-feira (12).

“Além dos aplausos a gente também quer conquistar esse piso salarial (PL2.564/2020) e essa redução de carga horária”, afirmou a enfermeira Daniella Alencar.

Rosângela aproveitou o momento para convocar colegas de trabalho para se somarem a luta. “Vamos para as ruas. Vamos botar a cara no sol, fazer movimento e atrás dos nossos interesses. Daniella e Rosângela ainda criticaram as condições de trabalho enfrentadas pela categoria durante a pandemia da Covid-19, no município de Petrolina.

O uso da tribuna foi viabilizada através do ofício nº 043/2021, de autoria do Vereador Gilmar Santos-PT.

PL 2564/2020

O projeto, apresentado pelo senador Fabiano Contarato, da Rede, do Espirito Santo, fixa o piso em R$ 7.315 para enfermeiros. As demais categorias terão o piso proporcional a esse valor: 70% para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

No entanto, a matéria enfrenta resistência como restrições orçamentárias e depende ainda de articulação junto ao Ministério da Economia, assim como diálogo e apoio das prefeituras.

___
Com informações da Agência Brasil