Leia a carta que Lula mandou a Alberto Fernández, presidente eleito da Argentina

Fernández homenageou Lula em seu primeiro discurso após a vitória eleitoral no domingo

O ex-presidente Lula enviou nesta terça-feira (29) uma carta parabenizando o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, e a vice-presidenta eleita, Cristina Kirchner, pelo triunfo contra Maurício Macri no domingo. Fernández homenageou Lula no primeiro discurso após vitória eleitoral e ainda postou uma foto nas redes fazendo sinal de “Lula Livre” junto a sua equipe.

“Parabéns pela eleição na Argentina, peço que transmita um grande abraço para a companheira Cristina e a todo o povo da Argentina. Agradeço de coração a solidariedade que vocês tem demonstrado a mim e ao povo brasileiro. A América Latina pouco a pouco vai reencontrando seus laços de fraternidade e respeito. Desejo que vocês façam uma boa governança e cuidem com muito carinho dos nossos irmãos e irmãs argentinos”, diz trecho da carta do ex-presidente, que ainda cita o Papa Francisco.

Durante discurso feito à multidão que ocupava as ruas de Buenos Aires, Fernández começou pedindo a liberdade de Lula e puxando um enorme coro de “Lula Livre”. Antes, ele ainda tinha feito uma postagem nas redes sociais homenageando o brasileiro, que fez 74 anos no domingo.

Alberto Fernández e Cristina Kirchner venceram as eleições na Argentina em primeiro turno. Votação ocorreu neste domingo (27) e, com 94% das urnas apuradas, a dupla garantiu 47,85% dos votos, enquanto o atual presidente Mauricio Macri foi deixado em segundo lugar, com 40,65%.

Confira, na íntegra, a mensagem enviada por Lula ao presidente argentino: