Sobre programa Nossa Praça, Gilmar Santos(PT) aponta contradições e exige maior investimento nas periferias

“Nós queremos a nossa cidade com praças em melhores condições, mas não apenas na orla, não apenas na área central. Nós queremos nas nossas periferias praças bem qualificadas, pro nosso povo ter maior qualidade de vida”, disse o parlamentar.

Foto: Camila Rodrigues

A Casa Plínio Amorim recebeu, nesta quinta-feira (03), o Coordenador de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Aluísio Gomes, para falar sobre o “Nossa Praça”, programa desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina em parceria com a iniciativa privada e a população.

Durante o debate, o vereador professor Gilmar Santos (PT) ressaltou a importância da efetividade das políticas públicas voltadas para o fortalecimento e a proteção do meio ambiente tendo em vista que o município, apesar de ter um clima quente, ainda é pouco arborizado, evidenciando a deficiência do poder público frente a essa problemática.

Na ocasião, o parlamentar apresentou, através do Plano Plurianual (PPA), a previsão de recursos para o desenvolvimento de programas que dialogam com o Nossa Praça e apontou diversas contradições sobre a alta quantidade de verba disponível e o pouco investimento dessas na educação ambiental junto à comunidade petrolinense no sentido de estimular uma consciência sustentável, de cuidado e preservação das praças.

Conforme o que foi apresentado pelo edil, alguns desses programas receberam menos investimentos nos anos de 2018 e 2019 do que está previsto para 2020, ano eleitoral. O programa Consciência ambiental, por exemplo, não teve recursos para sua aplicação em 2018, aumentando para apenas 10 mil reais em 2019.  Já para 2020 existe a previsão da uma aplicação de 250 mil. O programa Cidade Mais limpa (coleta de lixo), que tem como objetivo atuar sobre a falta de educação ambiental, teve o investimento de 21.510.000,00 (milhões) em 2018 e 20.490.000,00 em 2019, dobrando para 41.710.000,00 em 2020. No caso do programa Nossa Praça, a situação é diferente, o que para Gilmar é uma antítese.

“Quando vamos para o programa Nossa Praça, que tinha um investimento de 1.345.000,00 em 2018 e em 2020 cai para 710.000,00, temos uma contradição, pois, nós esperávamos que esse programa se expandisse cada vez mais, já que esperávamos também que a nossa população tivesse mais consciência a partir da aplicação desses recursos para este fim (…) parece que há uma marginalização, uma pouca atenção e até um certo descaso do poder público municipal, – e eu não estou falando só dessa gestão-, em desenvolver uma consciência com a comunidade, porque de nada adianta a gente convencer um empresário a investir num equipamento, que seria de responsabilidade do poder público, existem recursos públicos para restaurar as praças, para garantir a sua manutenção, se não fomentar o sentimento de pertencimento na população. Se o gestor público consegue uma parceria com os empresários, ótimo. Mas a pergunta que fica é: qual a consciência comunitária que a gente está desenvolvendo? A comunidade está participando desse programa? E não seria interessante primeiro convencer a comunidade a desenvolver o programa de educação para que os próprios comunitários assumissem os cuidados com essas praças?” questionou o parlamentar.

Além disso, o edil também exigiu mais atenção às periferias da cidade, visto que a maioria das ações são desenvolvidas no centro/orla.

“Nós queremos a nossa cidade com praças em melhores condições, mas não apenas na orla, não apenas na área central. Nós queremos nas nossas periferias praças bem qualificadas, pro nosso povo ter maior qualidade de vida” concluiu.