II Semana da Agroecologia começa nesta terça-feira (01) em Petrolina

“O evento tem como objetivo promover e ampliar o debate sobre a agroecologia e produção orgânica em todo o Vale do São Francisco, afim de estimular e garantir a segurança alimentar e nutricional de produtores e consumidores da região”

Começa nesta terça-feira (01), e segue até o dia 05 de outubro, a “II Semana da Agroecologia: Produção Orgânica e Segurança Alimentar”, em Petrolina,  

O evento que tem como objetivo promover e ampliar o debate sobre a agroecologia e produção orgânica em todo o Vale do São Francisco, afim de estimular e garantir a segurança alimentar e nutricional de produtores e consumidores da região, vai contar com oficinas, mesa redonda, lançamento de livro e debates.

A Semana da Agricultura Orgânica e Agroecológica está instituída no calendário do município através da LEI Nº 2.986/17, da autoria do vereador professor Gilmar Santos (PT), que desde o início do seu mandato vem acompanhando a pauta dos produtores e comerciantes de alimentos orgânicos e agroecológicos compreendendo a importância da produção e do consumo de alimentos saudáveis, cultivados sem uso de veneno (agrotóxicos).

“Essa segunda edição da Semana Municipal faz parte da resistência e das lutas de produtores, pesquisadores, consumidores e diversas organizações comprometidas com a produção de alimentos que respeitam a natureza, que valorizam a vida em todos os sentidos e fortalecem estilos de vida comprometidos com a história das comunidades tradicionais, com a geração atual e com as gerações futuras. Queremos muito a nossa região com mais saúde, mais produção da agricultura familiar e menos veneno e desigualdades!”, enfatizou Gilmar.

O primeiro momento do evento acontecerá amanhã (01) a partir das 07h30, na horta comunitária do bairro João de Deus com o “Intercâmbio de Saberes” mediado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa Sertão Agroecológico da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). A programação é totalmente gratuita e aberta a toda comunidade.

Confira aqui a programação completa.