Após denúncias do Mandato Coletivo sobre obras paradas, prefeitura se movimenta e rescinde contrato com construtora de três creches do município

A empresa FIX Construções e Serviços LTDA. era responsável pela construção das creches dos bairros Henrique Leite, Antônio Cassimiro e Vila Eulália.

Na semana passada, o Mandato Coletivo do vereador professor Gilmar Santos (PT), fez uma série de denúncias sobre as obras que estão paradas no município e as que estão prontas mas que ainda não foram entregues. Após as denúncias, o prefeito Miguel Coelho (PSB) rescindiu na última sexta (22), através do decreto de número 023/2019, o contrato com a empresa responsável pela construção das creches dos bairros Antônio Cassimiro, Henrique Leite e Vila Eulália.

“Nós fizemos uma denúncia semana passada a respeito das obras paradas aqui no município, e entre essas, algumas creches. Então rapidamente o senhor prefeito resolveu entrar em ação, porque o seu governo estava se transformando no governo parado no tempo, e rescindiu o contrato com a empresa. Está aqui o decreto do dia 22, que ‘rescinde unilateralmente contratos administrativos firmados pelo município de Petrolina/PE com a empresa FIX Construções e Serviços LTDA. e dá outras providências’, ou seja, nós não estamos aqui fazendo crítica por fazer, nós estamos defendendo aqui o que é de interesse público: Creches. Três creches paradas, a do Henrique Leite, Cassimiro e Vila Eulália” Disse Gilmar.

 

 

Na oportunidade, Gilmar também criticou a fala do vereador Osinaldo Souza (PTB), que ousou comprar o desenvolvimento da educação de Petrolina com a educação de países europeus:

“A gente quer transformar essa ineficiência, essa negligência que referencia Petrolina a países Europeus. Quem afirma isso no mínimo, está em outra galáxia, lunático ou querendo fazer a nossa população de besta. Nós não estamos aqui pra isso, nós vamos nos posicionar em defesa do interesse público”

Ainda durante a sessão desta terça (26), o parlamentar comentou sobre um áudio, divulgado essa semana no blog “A Língua”, no qual o vereador da bancada governista Elias Jardim, confirma que indicações de professores e gestores para o Programa Nova Semente são feitas por vereadores de Petrolina.

“Nós temos uma denúncia gravíssima de um áudio (…) em que um vereador do governo diz que a política municipal é um esquema de favorecimento eleitoral, em que os professores do Nova Semente são contratados por indicações. Aí a gente chama atenção para o plano municipal que diz o seguinte nas suas estratégias, tópico 11.2, nº 1.34, ‘Os professores só serão admitidos através de concurso público” é lei! Se a lei diz que os professores só serão admitidos através de concurso público e existe um esquema político eleitoral, nós temos um crime e isso precisa ser denunciado. E é isso que nós vamos fazer através da bancada de oposição’”.

Indignado com a situação, Gilmar disse que não é inadmissível esse tipo de situação em que os vereadores da casa, inclusive os do governo, sejam vistos como articuladores de plano eleitoral utilizando manobras em relação aos direitos e interesses da população.

“Nós estamos aqui fazendo uma crítica fundamentada o nosso posicionamento aqui não é referenciado em demagogia, em falso moralismo, em utilizar o povo como massa de manobra e nem subestimar a inteligência do nosso povo, nós não fomos eleitos para isso” Concluiu.