Revitalização do Rio São Francisco e Educação foram motes principais do discurso de Haddad em visita a Juazeiro, BA e Petrolina, PE

Uma multidão acompanhou o petista e comitiva em caminhada de Juazeiro para Petrolina, lotando a Ponte Presidente Dutra

Foto: Chico Egídio

Domingo, 23, uma multidão acompanhou a visita do presidenciável Fernando Haddad e comitiva ao Vale do São Francisco nas cidades de Juazeiro, BA e Petrolina, PE. Em ambas cidades uma das falas do petista se reportou a revitalização do rio São Francisco, começando pelas suas nascentes. “Viemos ao Nordeste nos comprometer às margens do Rio São Francisco de que nós não vamos parar de investir no rio. Não é só levar água para outros estados é cuidar das nascentes, porque se não cuidar das nascentes o rio vai morrer. Então é preciso ter consciência ambiental, consciência educacional”, disse.

Haddad, que é professor e que foi Ministro da Educação no governo do ex-presidente Lula por 7 anos, destacou que a educação é o caminho para que o povo se desenvolva. “A gente tem que continuar educando a nossa gente oferecendo oportunidade de trabalho e oportunidade de educação, com trabalho e educação todo povo se desenvolve. Ninguém quer mais guerra, nós queremos paz, nós queremos voltar a ser feliz de novo. O Brasil tem as bases para voltar a sonhar e realizar, porque o Brasil sempre sonhou, mas com Lula realizou e a gente quer voltar a sonhar com esse Brasil que a gente acredita, mas não é um Brasil para um terço das pessoas, é um Brasil para todo mundo”, afirmou.

Foto: Chico Egídio

O presidenciável se referiu a uma visita que fez ao vale do são Francisco há mais de dez anos, junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando decidiram construir a Universidade federal do Vale do São Francisco (Univasf) na cidade de Petrolina com campus em Juazeiro.  Segundo ele começou ali uma época de ouro do acesso à educação superior no país, iniciou a interiorização da educação, contou também com o Prouni, que permitiu que 4 milhões de brasileiros filhos de trabalhadores e trabalhadoras pudessem entrar em uma universidade, coisa que não era comum no Brasil do século e 20. “Infelizmente o Brasil atrasou muito o acesso à educação superior e se não fosse um nordestino sem curso superior isso estava não teria acontecido até hoje, essa é que é a verdade”.

Conforme Haddad no governo do ex-presidente Lula o pobre teve acesso não só na universidade. “O pobre entrou no avião, o pobre entrou no restaurante, o pobre entrou no banco, o pobre entrou em todo canto, porque o pobre se tornou cidadão como tem que ser e no mercado de trabalho e no mercado de consumo. Foram 20 milhões de empregos em 12 anos, ou seja, nós não estaríamos vivendo a crise que estamos vivendo hoje se não tivesse sido sabotado por esses golpistas que estão no poder”, pontuou.

Foto: Chico Egídio

O presidenciável se comprometeu com o resgate dos programas sociais que segundo ele fizeram a história da recuperação e emancipação do povo. “Ninguém quer mais guerra, nós queremos paz, nós queremos voltar a ser feliz de novo. O Brasil tem as bases para voltar a sonhar e realizar, porque o Brasil sempre sonhou, mas com Lula realizou e a gente quer voltar a sonhar com esse Brasil que a gente acredita, mas não é um Brasil para um terço das pessoas, é um Brasil para todo mundo”, disse.

Foto: Chico Egídio

Fernando Haddad ainda criticou as declarações de um candidato a vice que afirmou que a delinquência no país é por que as mães e as avós estão educando sozinha. “O investimento que nós fizemos na família é um investimento que vai superar todas as dificuldades e se tem uma mãe sozinha nós vamos cuidar, vamos acolher, vamos respeitar e não estimular mais preconceito porque 46% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres e o Minha Casa Minha Vida, agricultura familiar, o Bolsa Família todos tiveram foco na mulher porque elas muitas vezes carregam nas costas uma 3 a 4 jornadas de trabalho. Vamos cuidar das nossas mulheres, das mulheres negras porque são as mais descuidadas desse país, vamos cuidar do país inteiro, nós não temos o direito de deixar ninguém para trás. Esse Brasil é rico não precisamos ninguém passar fome, porque é um direito de cada brasileiro e brasileira”, concluiu.

Foto: Chico Egídio

Haddad estava acompanhado da esposa Ana Estela, do governador da Bahia, Rui Costa (PT), Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) e a candidata a vice-governadora em Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), de senadores de deputados federais, estaduais, vereadores, entre ouros.

Manuela D’Avila (PCdoB), candidata a vice de Haddad não participou da visita, segundo a organização do evento ela estava em outra agenda no Rio Grande do Norte.

https://pontocritico.org/