Mandato Coletivo realiza Campanha Saúde Mental na Escola

A Campanha Saúde Mental nas Escolas Está acontecendo desde o dia 20. A Escola de Referência Clementino Coelho recebeu nossa primeira ação. Tivemos um lúdico e educativo diálogos com alunos/as e a psicologa Jonalva Paranã.

Em diálogo com jovens de nossas escolas públicas observamos que a saúde mental tem sido uma questão que não tem recebido significativa atenção das unidades escolares e dos dispositivos da saúde existente em nossa cidade. Professores e alunos têm adoecido com frequência, mas pouco ou nada falamos sobre o assunto. Diversos transtornos acometem os diferentes sujeitos que habitam as nossas escolas, o suicídio é manifestação mais violenta dessa precarização da saúde mental.

Nesse sentido, acreditamos que a primeira medida preventiva é a educação: é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema. Por isso é que laçamos a campanha “Saúde Mental Também é Questão da Educação”, com o intuito de sensibilizar as comunidades escolares para o tema, assim como apresentar os dispositivos hoje existentes que subsidiam aos que se encontram necessitados de atendimento especializados.

Nossa Campanha está acontecendo desde o dia 20 e  vai até 24 de agosto. Algumas escolas serão visitadas para realização de diálogos entre assistentes sociais, psicólogas e comunidade escolar. Materiais informativos serão distribuídos com contatos dos serviços públicos de saúde mental. Também está disponível um Coletivo em Diálogo, onde entrevistamos a assistente social Izabel Angelin e a psicóloga Jonalva Paranã.