Vereador Gilmar Santos (PT) apresenta moção de aplausos às quadrilhas juninas

Ainda contagiado pelas belíssimas apresentações das quadrilhas, na sessão desta terça-feira, 12/06, Santos apresentou uma moção de aplausos para as vencedoras do concurso.

No último sábado, 9 de junho, o vereador Gilmar Santos (PT) prestigiou o 47º Concurso de Quadrilhas Juninas de Petrolina, que aconteceu na ginásio esportivo do SESC, com realização da Secretaria de Cultura Municipal.

Nosso Mandato Coletivo esteve no concurso deste ano com ainda mais entusiasmo, haja vista que esse importante evento agora é lei em nosso Município, isso por meio da iniciativa do nosso mandato legislativo em diálogo com os/as quadrilheiros/as de Petrolina/PE. A lei nº 3.046 parte do entendimento na necessidade de proteger nossas manifestações populares de tal forma que nenhuma gestão municipal as negligenciem. A referida lei institui a obrigatoriedade da realização do evento.

Ainda contagiado pelas belíssimas apresentações das quadrilhas, na sessão desta terça-feira, 12/06, Santos apresentou uma moção de aplausos para as vencedoras do concurso. Este ano o grupo “Junina Buscapé” ficou em primeiro lugar, em segundo a quadrilha “Encanto Nordestino” e a junina “Danado de Bom” na terceira colocação.

 

O vereador, que é autor da lei 3.046, que institui o concurso de quadrilhas no calendário oficial de festas e eventos do Município de Petrolina ao reconhecer as belíssimas apresentações fez a seguinte cobrança “é preciso exigir que a gestão municipal faça o devido investimento para a valorização e preservação das nossas tradições e dos nossos artistas. Não podemos permitir que os nossos jovens fiquem em sinais de trânsito pedindo ajuda para as suas produções quando a gestão municipal faz um evento junino que paga até meio milhão para determinados artistas. Alguns grupos passam quase um ano dedicados a apresentar espetáculos emocionantes e de imenso valor cultural. Daí a importância da lei e da luta por direitos.

Ainda se faz importante ressaltar que esses grupos culturais nascem da expressão artística de nossas periferias que trabalham com muita dedicação e zelo para produzir verdadeiros espetáculos. Fazem isso mesmo com a escassez de recursos públicos para a Cultura.

Confira a lei:

Lei 3.046-2018 Concurso de quadrilhas (3)