Vereador Gilmar Santos chama atenção sobre problemas no Cemitério Campo da Paz, no bairro Henrique Leite

Foto: Reprodução

O  gabinete do vereador Gilmar Santos recebeu uma grave denúncia de que o cemitério Campo da Paz, localizado no bairro Henrique Leite, zona leste da cidade, não teria mais espaço para que as famílias possam sepultar seus entes queridos. Recentemente uma família viveu uma situação de constrangimento ao tentarem sepultar sua genitora foram informados de que não teria mais espaço e o corpo teve de ser acomodado junto a outra cova.

Os familiares queriam comprar um espaço, mas não encontraram e buscaram o Ministério Público para denunciar o problema, mas infelizmente foram informados que não haveria uma solução imediata.

Diante desse fato o vereador Gilmar foi até a Secretaria Municipal de Infraestrutura levar o problema e solicitar que essa demanda da população petrolinense fosse resolvida o mais rápido possível. Santos foi  recebido pelo secretário Fred Machado, que informou já ter conhecimento do problema.“A pouco tempo nós fizemos uma manutenção, impermeabilização nas gavetas, que estavam necessitando e vimos também que mediante essas solicitações denúncias e a nossa própria equipe e verificou que o cemitério do Campo da Paz, lá no Henrique leite está realmente precisando de ampliação. Então nós já preparamos um termo de referência com uma planilha orçamentária e já solicitamos lá na prefeitura, através do comitê gestor, para que ela seja aprovada e depois sancionada pelo prefeito Miguel Coelho”, disse.

Foto: Angela Santana

O vereador fez ver ao secretário se tratar de um problema que deve ser resolvido em caráter de urgência, pois mexe com o sentimento da população, Fred concordou e garantiu brevidade na solução desse problema. “É uma coisa de caráter de urgência que o comitê gestor vai avaliar com certa brevidade vai conversar com o prefeito e verificar o recurso, a gente também tem que ser transparente e tudo que a gente vai fazer tem que ter recurso para poder tornar realidade aquilo que a população necessita e o que nós queremos realmente fazer em benefício da população. Então eu creio que teremos aí uma notícia em breve da autorização desse início de obra para ampliação do cemitério”, afirmou.

Na oportunidade Santos denunciou também que atravessadores estariam negociando terrenos de forma irregular e muito suspeita, uma vez que se não tem mais espaço, como pode alguém querer dar “um jeitinho” e negociar, constrangendo ainda mais as pessoas que tentam sepultar os seus mortos? Prova cabal de que há irregularidades e que precisam ser apuradas e tomadas as devidas providências.

Fred Machado disse que essas denúncias também já chegaram à secretaria. “Chegam essas notícias aqui e a secretaria já está investigando, a gente pede a população que faça a denúncia na própria secretaria ou no canal da ouvidoria da prefeitura. Tudo que é constatado lá e em tempo online a gente recebe, mas as pessoas podem vir também aqui na secretaria e a gente vai apurar e dar uma resposta em breve, um plano de ação para combater isso”, concluiu.

O vereador Gilmar Santos disse esperar que de fato as providências sejam tomadas o mais rápido possível, “o cidadão do nosso Município já sofre por ausência de políticas públicas que lhe garantam qualidade de vida, o que é inadmissível. Pior ainda quando esse constrangimento se estende à perda de entes queridos. Ficamos indignados com tudo isso e lutaremos para que essa situação da falta de terrenos nos cemitérios da nossa cidade seja resolvida”.