Em uso da tribuna livre na Câmara de Vereadores, Conselho Popular cobra pavimentação asfáltica da PE630

Na manhã desta terça-feira, o presidente do CPP – Conselho Popular de Petrolina, Antonio Rosalvo, e Zezinho de Mindú, também membro do conselho, levaram aos vereadores da Casa Plínio Amorim informações sobre como vem se desenvolvendo a pauta que reivindica a pavimentação asfáltica da PE630. Rosalvo Antonio apresentou um breve relatório das ações que incluem mobilização popular e articulação de agentes públicos, através da realização de audiências populares e da criação de uma comissão permanente. Segundo, Rosalvo, um dos encaminhamentos é construção de um projeto de iniciativa popular que assegure recursos para realização da obra.

A pavimentação da PE 630 é importante para garantir desenvolvimento econômico aos 6 municípios do estado de Pernambuco ligados pela estrada, “ela vai dinamizar nossa economia, vai fortalecer o PIB estadual e nacional com o escoamento da fruticultura e vai interligar os estados, ela vai trazer inúmeros benefícios para a região“, afirmou Rosalvo.

A PE-630 é a via mais curta entre as cidades:
Petrolina X Araripina (265 Km)
Petrolina X Trindade (230 Km)
Petrolina X Santa Filomena (160 Km)
Petrolina X Dormentes (120 Km)
Petrolina X Betânia do Piauí (170 Km)
Santa Filomena X Araripina (105 Km)
Dormentes X Santa Filomena (40 Km)
Santa Filomena X Trindade (70 Km)
Santa Filomena X Ouricuri (90 Km)

 

 

Zezinho de Mindu, também engajado na luta, lembra o histórico de reivindicações das populações dos municípios sertanejos que sonham com a pavimentação asfáltica da estrada há mais de 40 anos e pediu o apoio dos vereadores para sensibilizar o governo do estado para cumpra sua promessa de campanha: “já estamos indo para a quinta audiência e o governador ainda não deu, objetivamente, uma resposta para gente. Eu, ainda assim, estou confiante que nessa próxima ele mande um representante”, relatou Zezinho.

O vereador Gilmar Santos, que faz parte da comissão permanente e participou das audiências de Dormentes e Trindade, afirmou na sessão que “a luta pela pavimentação da PE 630 é de fundamental importância para a dignidade e o desenvolvimento das populações de ao menos 6 municípios do sertão do São Francisco. É uma luta contra as desigualdades regionais e a marginalização de trabalhadores, estudantes, cidadãos das zonas rurais, tão  esquecidos pelos governos estaduais. Esperamos que essa nova iniciativa do Conselho Popular de Petrolina seja vitoriosa”.

Os demais vereadores/as da casa também se comprometeram em contribuir com essa luta, várias foram as falas que endossaram a importância dessa obra, inclusive para a garantia de outros direitos fundamentais tal como o atendimento médico que se dá forma precarizada pela dificuldade de acesso às essas cidades.

No próximo domingo, 08, será realizada a 5ª Audiência Pública em prol da construção da PE 630, dessa vez no Distrito de Rajada, Petrolina, a partir das 9h na escola José Cícero Amorim.