Sessão Solene em Comemoração ao 20 de Novembro

Hoje, 21 de novembro, a Câmara de Vereadores/as Plínio Amorim realizou sessão solene em comemoração ao dia da Consciência Negra, isso por meio de requerimento apresentado pela vereadora Cristina Costa (PT). Um momento importante de reflexão sobre a condição social, politica econômica da população negra brasileira na contemporaneidade.

Comunidades de terreiros foram convidadas para essa importante sessão. Taiane Paula Obassy do Ilê Axé Oxumaê, Pai Adilson de Oxosse, Pai Júnior de Ayrá, Homorixá Lucas de Logum Edé e Alda de oxum foram os representantes dessas comunidades que compuseram a mesa. Viviane Costa, representante da Rede de Mulheres Negras e Antonio, do Cortejo Afro de Petrolina, também estiveram presentes.

As falas ressaltaram a importância do 20 de novembro para as organizações negras, lembrando que historicamente o povo preto tem se organizado para combater as injustiças sociais causadas por esse sistema de exploração racista implantado em nosso país. Foi observado na maioria das falas que as comunidades de terreiros são duramente violentadas pelo ódio a esse sistema de crença que escapa a cosmovisão branca, crista e eurocêntrica imperante no Brasil.

O vereador Gilmar Santos (PT) ressaltou a necessidade de combater o extermínio sistemático da juventude negra. São milhares de jovens em nossas periferias que não chegam aos 30 anos de idade. Muitos têm sua vida interrompida pela negligência do estado brasileiro.