Notícias

Mais uma vez bancada governista nega a população de Petrolina transparência nas contas públicas

Publicado em 14 de novembro de 2017

Em atitude de falta de compromisso com a transparência da maquina pública, a bancada de situação rejeitou requerimentos do vereador Ronaldo Cancão (PTB) e da vereadora Cristina Costa (PT).

Hoje, 14 de novembro, dois requerimentos importantes para transparência das contas públicas do nosso município foram apresentados e rejeitados na Casa Plínio Amorim.

O primeiro de iniciativa do vereador Ronaldo Cancão (PTB), solicitava ao executivo interceder junto a Secretaria competente, informações sobre a empresa Vale Digital, empresa de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação do vale do são Francisco: 1 – Cópia de toda movimentação financeira do ano de 2012, 2013 e 2014; 2 – Cópia de receitas e despesas relativa a empresa, com os respectivos empenhos; 3 – Cópia de contratos das respectivas movimentações financeiras; 4 – Relação dos cargos de confiança da respectiva empresa, conforme o Art. 10 da referida lei de nº 2488 de junho de 2012.

Já o segundo, de autoria da vereadora Cristina Costa (PT), solicitava ao Senhor Prefeito Municipal – Miguel Coelho, interceder junto a Secretária de Educação – Senhora Maéve Melo, cópias das folhas de pagamento de todos os funcionários desta secretaria, incluindo servidores do quadro e contratados, referente aos meses de Julho, Agosto, Setembro e Outubro de 2017.

 

Na tentativa de constranger o vereador Gabriel Menezes (PSL), já que o mesmo foi funcionário da empresa objeto do requerimento acima citado, o vereador Ronaldo Cancão (PTB) se surpreendeu com a postura do parlamentar alvo da tentativa de constrangimento em solicitar subscrição ao seu requerimento, na oportunidade Menezes argumentou da importância de divulgação pública desse tipo de informação, inclusive advertiu que sua trajetória funcional na empresa em questão está registrada no portal da transparência.

O vereador Gilmar Santos (PT) aproveitou a oportunidade para sensibilizar os demais vereadores/a a aprovarem os dois requerimentos aqui tratados. Segundo ele, é preciso valorizar a postura que tornam as informações da gestão ainda mais públicas. Mesmo assim, em atitude de falta de compromisso com a transparência da maquina pública, a bancada de situação rejeitou os dois requerimentos.

Segundo o vereador Gilmar Santos (PT): “A reprovação desses dois requerimentos é prova concreta de que o governo Miguel Coelho e o seus vereadores não tem qualquer compromisso com transparência dos recursos públicos. O nosso posicionamento será sempre de denúncia a essa agressão e de defesa do interesse público”.

Para o vereador Gabriel Menezes (PSL) esse requerimento do Vereador Ronaldo Souza: ” nada mais é do que represália a mim, pelas declarações que fiz, na última quinta-feira, sobre o desejo do Prefeito Miguel de acabar com o Nova Semente. Valendo-me da máxima de que ‘quem não deve, não teme’, gostaria de subscrever o requerimento e ainda peço aos colegas da bancada de oposição que votem pela aprovação”.

Já a vereadora Cristina Costa (PT) nos disse que: “Demonstramos a falta de autonomia dos vereadores da bancada da situação. Há uma contradição entre o que dizem e o que praticam. Priorizam os interesses pessoais em detrimento dos interesses coletivos, do povo”.

Vale ainda lembrar que, semana passada, o vereador Gabriel Menezes (PSL) fez requerimento que também solicitava informações sobre os gastos do governo Miguel Coelho com publicidade, e este também foi rejeitado pela mesma bancada governista.

Veja como votou cada vereador/a:

Contra

Ibamar Fernandes – PRTB

Zenildo do Alto do Cocar – PSB

Edilsão do Transito – PRTB

Major Enfermeiro – PMDB

Gilberto Melo – PR

Aero Cruz – PSB

Gaturiano Cigano – PRP

Elismar Gonçalves – PMDB

Osinaldo Souza – PTB

Alex de Jesus – PRB

Júnior Gás – PR

Ronaldo Silva – PSDB

Ruy Wanderley – PSC

Rodrigo Araujo – PSC

A favor

Paulo Valgueiro – PMDB

Gilmar Santos – PT

Cristina Costa – PT

Gabriel Menezes – PSL

Domingos de Cristalia – PSL

Elias Jardim – PHS

Ronaldo Cancão – PTB

 

Endereço:
Praça Santos Dumont - Centro, PE, 52302-905

Email:
assessoria@gilmarsantos.org

© Copyright 2017 Vereador Gilmar Santos. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido pela Girassol Digital